Ortodontia Baseada em Evidências

Na dúvida temos sempre que estudar! E como saber onde achar as melhores fontes para estudar e tomar as decisões clínicas que precisamos?
É aí que entra a Odontologia Baseada em Evidências (OBE)! E quando falamos de um assunto específico como a Ortodontia, entendemos que a “Ortodontia Baseada em Evidências” é um braço da Odontologia nesse sentido, e que todos os conceitos para avaliar a qualidade da informação são válidos para todas as especialidades da Odontologia, incluindo a Ortodontia.
A OBE é o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência disponível para a tomada de decisão sobre os cuidados de cada paciente. Essa nova prática da Odontologia integra a informação científica de alta qualidade, advinda de pesquisas científicas com a experiência clínica e os valores de cada paciente.
A base disso tudo é: Devemos buscar informação de qualidade para basear nossas decisões clínicas e tratamentos! Afinal, é assim que cada um de nós gostaria de ser tratado por qualquer profissional de saúde.

Acontece que nem toda evidência científica tem o mesmo peso. As revisões sistemáticas e os ensaios clínicos randomizados, seguidos pelos não randomizados estão localizados no topo da hierarquia, enquanto os estudos animais e in vitro ocupam o mais baixo nível de evidência na tomada de decisão sobre tratamento, mas ainda acima dos textos de opinião pessoal de especialistas. Aí se incluem os textos do Facebook, Instagram, Snap e várias outras mídias que difundem um conhecimento muitas vezes duvidoso entre profissionais e estudantes.

E tão importante quanto a hierarquia da evidência é a qualidade metodológica dos estudos. Nesse sentido, faz-se necessária uma leitura crítica dos artigos científicos. Fica evidente que relatos, tais como experiência e testemunho do próprio clínico, são cientificamente antiéticos e não devem ser considerados. Muitos conceitos em Ortodontia têm sido publicados como fatos, quando na verdade são teorias e hipóteses não testadas. Embora esses conceitos pareçam lógicos, muitos já foram derrubados por pesquisas científicas válidas. Com certeza existe alguma pesquisa sobre o assunto que você está em dúvida nesse exato momento! Tenho certeza disso, é só saber procurar!
Resultado de imagem para niveis de evidência científica
Facebook, Instagram, Snapchat, etc, etc. Brincadeiras a parte, está na hora de
buscar uma informação de melhor qualidade, não é mesmo?
Imagem: Chiappelli et al (2010)
E agora? Já está convencido de que devemos fazer uma busca baseada em evidências?
Espero te ver sempre por aqui!
Um abraço!
Daniela Feu Rosa K. S. Laignier
Fontes:
1 – COOK, D. J.; GUYATT, G. H.; LAUPAC, A.; SACKETT, D. L.; GOLDBERG, R. J. Clinical recommendations using levels of evidence for antithrombotic agents. Chest , Chicago, v. 108, p. 227s-230s, 1995. supplement, 4.
2- DONALD, J. R.; EMiLY, M. s.; DANIEL, J. R.; DARA, L. R. Understanding science and evidence-based decision making in Orthodontics. Am. J. Orthod. Dentofacial Orthop. , st. Louis, v. 127, no. 5, p. 618-624, 2005.
3- MARIANO, M. T. S.; JANUZZI, E.; GROSSMANN, E. Ortodontia baseada em evidência científica: incorporando ciência na pratica clínica. Rev Dental Press de Ortod e Ortop Facial. Maringá, v. 14, no. 3, p.107-113, 2009.

Deixe um comentário